Flavio Luciano Ribichini é um conceituado cardiologista de intervenção da Universidade de Verona, onde exerce funções como Diretor do Departamento Cardiopulmonar e Vascular do Hospital Universitário de Verona, em Itália, onde também é Professor Catedrático.
Durante a sua formação em intervenção cardiovascular passou por centros como Paris, Stanford e Mount Sinai, tendo sido também bolseiro de investigação da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) na Bélgica. A sua experiência abrange intervenções coronárias, periféricas, congénitas e estruturais, incluindo TAVI, reparações mitrais, oclusões crónicas totais (CTO) e desnervação renal.
Investigador prolífico, conta com mais de 300 publicações científicas. Contribuiu para as orientações clínicas da ESC e da AHA, e integra os conselhos editoriais do European Heart Journal e da International Journal of Cardiology. Desde 2024, desempenha o cargo de Secretário da EAPCI.
Para além da sua atividade clínica e académica, o Dr. Ribichini co-dirige importantes cursos internacionais, como o PCR Rio Valves. Fiel ao seu lema — “Wandering, observing, doing” — será, sem dúvida, fascinante escutar a sua visão sobre o futuro da abordagem da estenose aórtica.
O Prof. José Luis Zamorano, é titular de Medicina na Universidad de Alcalá de Henares e Chefe de Cardiologia no Hospital Universitario Ramón y Cajal, formou-se em Medicina pela Universidad Complutense de Madrid em 1987 e doutorou-se em 1991 com distinção “Cum Laude”
Desde cedo destacou-se na área da imagem cardiovascular, assumindo em 1999 a chefia da Unidade de Imagem no Hospital Clínico San Carlos e orientando programas de telemedicina e ensino em ecocardiografia.
Em 2012 foi nomeado Chefe de Serviço de Cardiologia no Ramón y Cajal e, mais recentemente, no Hospital Universitario Sanitas La Zarzuela.
É autor de mais de 700 artigos e 20 livros, incluindo o renomado European Textbook of Cardiovascular Imaging, e conta com impacto de mais de 100 000 citações e índice h acima de 117.
Ocupou cargos influentes em sociedades científicas: Vice‑Presidente e Secretário Geral da Sociedade Europeia de Cardiologia, Presidente da European Association of Echocardiography e Diretor do comité de guidelines clínicas
Recebeu inúmeros prémios nacionais e internacionais, entre eles a Medalha de Ouro Inge Edler, Medalha de Prata da ESC, distinções honorárias da Sociedade Americana e Húngara de Ecocardiografia. Reconhecido consistentemente entre os investigadores mais citados em Medicina Clínica.
Em 2022 recebeu o principal prémio da Real Academia Nacional de Medicina de Espanha.
O Dr. Mandeep R. Mehra é um reconhecido cardiologista especializado em insuficiência cardíaca avançada, suporte circulatório mecânico e transplante cardíaco.
É Professor de Medicina na Harvard Medical School e Diretor Executivo do Centro de Doenças Cardíacas Avançadas no Brigham and Women’s Hospital, onde ocupa a prestigiada Cátedra William Harvey.
Ao longo da sua carreira, publicou mais de 500 artigos científicos e liderou investigações de referência na área da terapêutica cardíaca avançada.
Desempenhou papéis de grande relevância internacional, tendo sido Presidente da International Society for Heart and Lung Transplantation (ISHLT) e da Heart Failure Society of America (HFSA).
Destacou-se também como Editor-Chefe do Journal of Heart and Lung Transplantation, elevando-o à primeira posição mundial entre as revistas da especialidade.
A sua visão integradora da medicina levou-o ainda a concluir um mestrado em Economia e Gestão da Saúde na London School of Economics, reforçando o seu papel como líder de opinião global em políticas de saúde cardiovascular.
Víctor Alfonso Jiménez Díaz é um conceituado cardiologista de intervenção e Diretor da Unidade de Investigação Cardiovascular do Hospital Álvaro Cunqueiro, em Vigo, Espanha.
Especializado em intervenção cardíaca estrutural e doença coronária, onde se tem destacado na abordagem “no footprint PCI” utilizando balões revestidos com fármaco. Uma parte importante da sua investigação foca-se no mecanismo de libertação de fármaco antiproliferativo e no seu impacto no remodeling da parede vascular.
Investigador e orador prolífico, é speaker regular em congressos de referência, como o EuroPCR e o TCT, e coautor de estudos relevantes na cardiologia de intervenção.
O nosso convidado tem-se afirmado também pelo espírito empreendedor, tendo um papel central no desenvolvimento de novos dispositivos de proteção cerebral para utilização durante procedimentos de TAVI.
O seu trabalho tem impulsionado a inovação na cardiologia de intervenção e é esse espírito que irá partilhar connosco já neste GaiaMEETING2025.